segunda-feira, 20 de junho de 2011

Como formar acordes no violão - 1ª aula

Existem muitas explicações na hora de formar acordes, seja em que instrumento for, e muitas delas mais complicam do que ajudam quem ainda não sabe muito sobre o assunto. Não posso prometer que vou conseguir te ensinar, mas ao menos vou demonstrar como entendi, e tem dado certo até aqui. Antes precisamos saber algumas regras simples, que valem não só pro violão, mas também pra qualquer instrumento. São elas:





  • Saiba o nome das 7 notas naturais, ou seja, as notas sem nenhum tipo de acidente [sustenido ou bemol], que são: 
DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI

Obs: tanto as notas quanto os acordes podem ser representado por cifras, que são letras que representam notas e acordes. Veja.

DÓ = C - RÉ = D - MI = E - FÁ = F - SOL = G - LÁ = A - SI = B

Assim as notas naturais podem ser representadas da seguinte maneira:

C - D - E - F - G - A - B

Esta sequência de notas, assim como qualquer outra, chamamos de ESCALA, no caso do exemplo, temos a escala de Dó maior. Esta escala é a única que não possui acidentes [sustenido ou bemol]

Dito isto vamos para o próximo passo.

  • Entenda o que é o famoso TOM
Na verdade em música essa é uma daquelas palavras que tem vários significados, mas nesse início vamos usá-la apenas como medida de distância entre as notas, ou seja, é o mesmo que um intervalo entre uma nota e outra, a distância que se percorre para sair de um Dó e chegar ao Ré por exemplo.
Funciona assim: 1 tom é o mesmo que duas casas no braço do violão. Assim toda vez que quisermos andar um tom no braço do violão basta corrermos o dedo ou duas casas para frente, ou duas para traz.
Por isso quando saímos da casa 3 e vamos para casa 5 andamos um tom, pois nos deslocamos duas casas para frente, e da mesma forma quando saímos da casa 9 e vamos para casa 7 também andamos 1 tom, pois nos deslocamos duas casas para traz.
Ainda dividimos um tom por 2, fazendo surgir o que chamamos de meio tom ou um semitom. Portanto meio tom é a metade literal de um tom e equivale a uma casa no braço do violão.

Resumindo:
1 tom = duas casas no braço do violão.
1/2 tom ou 1 semitom = 1 casa no braço do violão = metade de 1 tom.
Nesse contexto servem como medidas de distância entre uma nota e outra, o que chamamos de intervalos.
  • Saiba o que são e para que servem os acidentes musicais.
Pra quem está começando basta conhecer o sustenido [que deixa o som do violão mais agudo, quando a nota sai da mão do violão, aquela parte que tem as tarrachas que aperta ou folgam as cordas na hora de afinar] e o bemol que faz o inverso do sustenido, deixando o som do violão mais grave, quando a nota sai da boca do violão [aquele buraco no corpo do violão] indo para sua mão.

Representamos os acidentes da seguinte forma:
sustenido = #
bemol = b

Assim quando uma nota ou acorde tem um acidente ele fica assim;
C# = Dó sustenido
Cb = Dó bemol

basta acrescentar o sinal de acidente na nota desejada e pronto.
Bem, agora vamos ver como entram os acidentes na escala natural de Dó.


Você precisa saber que de uma nota pra outra na escala acima temos o intervalo/distância de meio tom. Por isso posso afirmar que de Dó para Dó# o intervalo é de 1/2 tom, e a mesma coisa de Dó# para Ré e etc.

É muito importante ter saber entre quais notas temos acidentes e quem são. por isso busque memorizas a sequência, assim teremos meio caminho andado na hora de formar os acordes.

Na próxima aula iremos pra prática, e entenderemos os acordes maiores.

Nenhum comentário: