sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Boas referências são sempre importantes

lá meus alunos e amigos.
É indiscutível que todo bom músico tem que ouvir muita música e dos mais variados estilos se quiser crescer e deixar de ser apenas um reprodutor, um papagaio de músicas dos outros. E como aqui em nosso blog o público alvo é o pessoal que tá dando os primeiros passos, ou melhor, as primeiras notas, é preciso que tenhamos as referências musicais como algo certo e preciso em nossas vidas de violonistas, e vida musical como um todo.
É ouvindo que assimilamos muito daquilo que fazemos em nossa vida musical, serve pra facilitar nossa criatividade, além de mostrar caminhos quando encontramos arranjos parecidos, mas que estão em músicas diferentes, e isso é uma mão na roda quando queremos "tirar uma música de ouvido", afinal você já ouviu, já tá acostumado com aquele som.
Em outras palavras o que quero dizer é que se você quer tocar samba você não irá aprender apenas curtindo roque, e vice e versa, é preciso ouvir, se familiarizar, para então reproduzir e só então criar.


Bem, aqui vai uma ótima vídeo aula, pra quebrar seus preconceitos e medos, mas antes uma sugestão de estudo sobre música e sua finalidade espiritual, pra quem me perguntar: mas e eu que sou crente e não escuto música "do mundo"?